segunda-feira, 10 de junho de 2013

De quem é o preconceito?


Um dia desses fui num salão perto da minha casa perguntar sobre preço de cauterização.
Para minha surpresa, a dona do salão ao invés de responder me perguntou se eu não queria fazer uma progressiva para deixar meus cabelos lisos e sem volume.
Ai respondi que passei mais de cinco anos fazendo e que agora queria deixar meu cabelo cacheado, só queria fazer uma hidratação mesmo.
 
Como se não bastasse ela me disse: "Nossa, mas onde você trabalha eles não exigem que arrume o cabelo?te deixam trabalhar com o cabelo assim? porque hoje em dia ninguém usa cabelo cacheado mais não!"

Achei esquisito o jeito como ela falou, mas eu simplesmente disse que no meu trabalho não exigiam isso e que na verdade nem poderiam porque , a pessoa pode gostar do cabelo e usá-lo como preferir.

Ela ficou olhando e disse que achava o cabelo natural bem bonito, mas que a moda agora é cabelo liso!

Pois é, infelizmente existe certo preconceito sim! e muitas vezes é por parte de quem também tem o cabelo crespo/cacheado e resolveu alisar.

Particularmente, não acho errado a pessoa querer alisar os cabelos, eu mesma fiz isso por muito tempo.
Tenho amigas que usam o cabelo sempre escovado e algumas que fizeram progressiva e continuam lindas por estarem felizes com seus cabelos.O que faz o cabelo ser bonito é ser bem cuidado,com ou sem química.

O que acho errado é mudar o cabelo por imposição ou para conseguir aceitação das pessoas ( o que eu também fiz por muito tempo).
O melhor mesmo é usar o seu cabelo da maneira como você gosta de usar! O importante é que você goste da cor, do tipo, de como ele está e que ao se olhar no espelho você goste do que está vendo.

Essa aceitação vem com o tempo, e também quando aprendemos a conhecer nosso tipo de cabelo e a lidar com ele da maneira correta.
Quando fazemos isso percebemos que é muito mais fácil arrumá-lo do jeito que é do que tentar transformá-lo em algo que é totalmente diferente de sua estrutura.
O preconceito é muitas vezes de nós mesmas, que temos dificuldade em nos aceitar, ou que supervalorizamos opiniões alheias.

Seja você adepta dos cachos ou muito feliz com a sua progressiva, sinta-se livre para gostar de você mesma e não dar tanta importância ao que ouve por ai, porque senão o preconceito será totalmente e exclusivamente seu!


Bjosssssssssssssssssssss

2 comentários:

  1. infelizmente tem gente que quer mandar no gosto dos outros. E essa pessoa do salão foi super indelicada.Eu nao voltaria mais lá.

    ResponderExcluir